MPF denuncia Ana Paula Valadão por ‘discurso de ódio’ após fala sobre gays

  • 03/05/2021
MPF denuncia Ana Paula Valadão por ‘discurso de ódio’ após fala sobre gays

A pastora e cantora Ana Paula Valadão foi denunciada na Justiça Federal de Minas Gerais por discurso de ódio contra homossexuais e pessoas com o vírus HIV, em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira (30).

Durante transmissão do congresso “Na Terra como no Céu” pela rede Super de Televisão, em 2016, Ana Paula disse ao público da Igreja Batista da Lagoinha que homossexualidade é pecado e relacionou a prática à Aids.

“Isso não é normal. Deus criou o homem e a mulher. E é assim que nós cremos. Qualquer outra opção sexual é uma escolha do livre arbítrio do ser humano. E qualquer escolha leva a consequências”, disse a cantora.

“A Bíblia chama qualquer escolha contrária ao que Deus determinou como ideal, como Ele nos criou para ser, de pecado. E o pecado tem uma consequência, que é a morte. Inclusive, tudo o que é distorcido traz consequência naturalmente”, continuou.

“Nem é Deus trazendo uma praga ou um juízo não. Taí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte, contamina as mulheres. Enfim, não é ideal de Deus. Sabe qual é o sexo segura, que não transmite doença nenhuma? O sexo seguro se chama aliança do casamento”, esclareceu. “Deus é perfeito em tudo o que faz”.

Desde que o vídeo viralizou nas redes sociais no ano passado, Ana Paula passou a ser investigada pelo MPF, que busca responsabilizar tanto a cantora quanto a emissora por expressar e transmitir sua opinião.

Segundo o MPF, a defesa de Ana Paula Valadão esclareceu que a cantora não quis ofender nenhum grupo de pessoas e que a fala encontrava-se amparada no exercício da liberdade religiosa. 

Além disso, a defesa lembra que sua opinião foi compartilhada em “um contexto religioso, durante um culto a Deus, para público determinado, onde a transmissão se deu por um canal igualmente para um público de fiéis, e que em momento algum se pronunciou de forma contrária à legislação vigente”.

Para o Ministério Público, no entanto, Ana Paula Valadão extrapolou a liberdade religiosa.

“Responsabilizar ‘os homens que fazem sexo com homens’ pelo surgimento e propagação da Aids reforça o tom hostil e preconceituoso da fala, desrespeitando direitos fundamentais decorrentes da dignidade da pessoa humana dessa coletividade. A soma de todos esses elementos evidencia a inegável ocorrência de discurso de ódio”, dizem os procuradores.

Processo arquivado

Na ação, o MPF pede que Ana Paula pague uma indenização no valor de R$ 200 mil e que o Canal 23 (Rede Super de Televisão) pague R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

Uma outra ação movida por um ativista gay contra Ana Paula, relacionada à mesma fala, foi arquivada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TRJR) em janeiro de 2021, informa o jornal Metrópoles.

O autor da ação, que é homossexual e portador do vírus HIV, alegou que as declarações da pastora teriam causado ofensa “à inviolabilidade da vida privada e da dignidade da pessoa humana” e pediu indenização por danos morais.

No entendimento da juíza titular Cristina Serra Feijó, entretanto, a ação não se trata de interesse individual, mas coletivo. “Ainda que deva ser repudiada qualquer discriminação, a cantora não dirigiu qualquer ofensa à pessoa do autor ou de qualquer outra pessoa especificamente, mas emitiu opinião a respeito do homossexualismo”, disse ela.

Feijó considerou que “não houve ofensa dirigida ao autor, mas a emissão de opinião genérica, dirigida a todos” e declarou “extinto o processo na forma do art. 485,VI do CPC”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/mpf-denuncia-ana-paula-valadao-por-discurso-de-odio-apos-fala-sobre-gays.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Samuel Messias

Você Não Vai Parar

top2
2. Isadora Pompeo

Eu Sei que Vem

top3
3. Luma Elpidio

Te Entreguei Meu Coração

top4
4. Paulo Neto

Não foi por acaso

top5
5. Julia Vitoria

De Dentro Pra Fora

Anunciantes